sexta-feira, 7 de outubro de 2011

REDESFITO - Sistema Nacional das RedesFito. 10ª Reunião das RedesFito define o grupo de trabalho que vai gerenciar formulação da proposta a ser encaminhada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde**


** Adaptado de redesfito.org:      http://www2.far.fiocruz.br/redesfito/v2/?p=2173



Integrantes do Sistema Nacional das RedesFito reúnem-se com parceiros para formular proposta de inovação em fitomedicamentos e encaminhar ao Ministério da Saúde. O evento acontece dias 06 e 07 de outubro no Golden Park Hotel, na Glória.

No primeiro dia do encontro foi definido o grupo de trabalho que vai gerenciar a formulação da proposta a ser encaminhada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). O grupo é formado por: 
Ricardo Dias (Centroflora), Silvana Jales (Alfob), Ana Claudia Dias (Abifina) e Glauco Villas Bôas (Ngbs/Farmanguinhos).
O objetivo principal da reunião é
a discussão de uma proposta, envolvendo as Redes de Inovação em Fitomedicamentos a partir da Biodiversidade, autoridades da área de Saúde, representantes dos laboratórios oficiais e representantes da indústria farmacêutica voltada para o desenvolvimento e a produção de fitoterápicos, que será encaminhada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS).

Durante a reunião pretende-se definir os laboratórios interessados no projeto e a elaboração de um termo de referência para construir estratégias do ponto de vista da inovação em Fitomedicamentos no Brasil, em busca do fortalecimento da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do Ministério da Saúde (PNPMF).

O encontro foi aberto pela vice-diretora de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Marcia Coronha, representando o Diretor da unidade, Hayne Felipe.  Após a abertura o coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde, Glauco Villas Bôas, falou sobre a importância da 10ª Reunião das Redes e a inovação em fitomedicamentos a partir da biodiversidade .

Em seguida, Silvana Jales, representante do SNRF da Área de Laboratórios Oficiais – ALFOB – destacou o papel dos laboratórios oficiais  na inovação de fitomedicamentos a partir de biodiversidade. Peter Andersen e Ricardo Dias (Centroflora), Ana Cláudia Dias (Abifina) e Daniella Carrara (DCIIS/MS) motivaram a plenária com suas falas a respeito da Parceria Público/Privado (PPP).

A gestora da Rede Pantanal, Jislaine Pereira, fez apresentação sobre a “Cadeia de Desenvolvimento e Redes de P&D , traçando um panorama que mostra a necessidade de envolvimento de toda a cadeia produtiva para o crescimento e desenvolvimento das redes de pesquisa no Brasil.

O coordenador da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do NGBS, João Tostes, falou sobre a estrutura da PAF e os trabalhos que ela pode oferecer, a partir dos extratos da biodiversidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário